terça-feira, 5 de outubro de 2010
Mecônio é indicação para cesariana?
Gravidinhas, esse é um alerta para que você fique atenta a uma das mais frequentes "falsa indicação" usada pelo médico para fazer a cesariana desnecessária.
Geralmente o médico avisa que a cesariana precisa ser feita pois o bebê fez cocô (mecônio) na barriga. Mas o mecônio é realmente motivo para cesariana?
Leia esse esclarecedor artigo da Dr Melânia Amorim, uma das mais conceituadas obstetra humanizada do Brasil, para mim a melhor!!
O que acontece quando o feto elimina mecônio?
Há dois motivos para eliminação de mecônio durante a gravidez: maturidade fetal, porque o intestino está funcionando a contento, o que é um bom sinal, e sofrimento fetal, porque quando o feto está mal oxigenado aumenta a contratilidade dos intestinos e relaxam-se os esfíncteres (como quando estamos em uma situação de estresse).
Em um feto bem oxigenado, que elimina mecônio apenas porque está maduro, sua presença não traz maiores (aliás, nem menores) problemas. Esse feto maduríssimo e pronto para evacuar a cada instante também urina dentro da barriga. A urina é a principal fonte de produção do líquido amniótico, e quanto mais líquido mais fácil fica de o mecônio se diluir. Um bom volume de líquido amniótico indica que os rins fetais estão funcionando a contento, bem perfundidos (ou seja, o sangue chega lá e irriga bem os rins). Esse mecônio diluído dá o aspecto que chamamos de "tinto de mecônio" ou "mecônio fluido". Aí, também, sem repercussões desfavoráveis. Evidências ultra-sonográficas sugerem que o feto pode evacuar algumas vezes dentro do útero e, ao nascimento, encontrar-se líquido claro.
Se o líquido amniótico está diminuído, não há como diluir o mecônio, aí temos o mecônio espesso, podendo mesmo assumir o aspecto característico de "papa de ervilhas". A preocupação nesse caso é com o motivo pelo qual o mecônio está espesso, porque o líquido amniótico pode estar diminuído fisiologicamente no final da gravidez e nas gestações pós-termo (que ultrapassam 42 semanas) ou por insuficiência placentária, reduzindo o fluxo sanguíneo para os rins fetais.
O risco de aspiração do mecônio e desenvolvimento de um quadro de pneumonite grave (Síndrome de Aspiração Meconial) é a maior preocupação nesses casos de mecônio espesso. Entretanto, o quadro só ocorre em bebês em sofrimento, que fazem movimentos de "gasping" dentro do útero e, ao nascer, não têm os mecanismos fisiológicos para "clarear" o mecônio. Bebês hígidos, saudáveis, podem até aspirar mecônio mas os mecanismos pulmonares normais entram em ação para eliminar esse mecônio.
Concluímos, portanto, que o fundamental é distinguir se o bebê se encontram ou não em sofrimento. A ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) continua sendo a forma não-invasiva mais eficiente de se monitorizar o bem-estar fetal, podendo ser realizada de forma intermitente (com o sonar Doppler) ou contínua (pela cardiotocografia). Uma boa ausculta fetal durante o trabalho de parto é tranquilizadora. Se há alteração dos batimentos e a freqüência cardíaca fetal assume um padrão "não-tranquilizador", está indicada a antecipação do parto, que pode ser por cesariana ou, se o evento ocorre no período expulsivo, através de fórceps ou vácuo-extração.
Dra. Melânia Amorim Médica Obstetra, Recife, PE.
End.: Rua Sport Club do Recife, 280/418 (Ed.Albert Einstein)
tel.: (81) 3221-5159/0681 / Cel.: (83) 8815-5216
e-mail: melamorim@uol.com.br
Obs.: Não atende convênios, mas a maioria das clientes consegue o reembolso dos planos de saúde
informações:primaluz
imagem:mundopetit
Assinar:
Postar comentários (Atom)
::Falamos sobre::
CARDÁPIO KIDS
CASAMENTO
CESAREA
CHÁ DE BEBÊ
COMPARTILHANDO HISTÓRIAS
DIA DAS MÃES
DICAS
DOULA
Educação de filhos
EDUCAÇÃO DOS FILHOS
ENCONTRO DO GESTA LONDRINA
FAMÍLIA
FASES E FASES
FESTINHAS
GESTA INDAIAL
GESTAÇÃO
HOMENS NO REINO
INFORMAÇÕES
INSPIRAÇÕES
MÃES NO REINO NA MÍDIA
MATERNIDADE UM MINISTÉRIO
MOÇA NO REINO
MUSICALIZAÇÃO
PARTO
PODER DE DEUS
Projeto de Apoio Mães no Reino
RELATO DE PARTO
RODA DE MÃES NO REINO
SLING
VESTIMENTA
VIDEO
Parabéns pelo blog! muito legal mesmo!
ResponderExcluirquando puderem visitem o meu ae...
http://covildokoiote.blogspot.com
um abraço!
Boa tarde!
ResponderExcluirEstou grávida de 5 semanas e quero muito fazer um parto humanizado, se possível normal.
Sou de Recife/PE e gostaria de ter o contato da Drª mencionada acima, Melânia Amorim.
Meu email é k.giselli@hotmail.com
Obrigada,
Karla Giselli
Ola Karla
ResponderExcluirParabens pela gestacao
Consegui no site https://sites.google.com/site/embuscadopartonormal/ um contato.
Tudo de bom!!
RECIFE
Dra. Melânia Amorim
End.: Rua Sport Club do Recife, 280/418 (Ed.Albert Einstein)
tel.: (81) 3221-5159/0681 / Cel.: (83) 8815-5216
e-mail: melamorim@uol.com.br
Obs.: Não atende convênios, mas a maioria das clientes consegue o reembolso dos planos de saúde