sexta-feira, 14 de junho de 2013

Relato do Parto Nena (LINDO!)

Hoje vim contar uma linda história, um relato de parto de uma gestação que acompanhei desde o início. 

Sempre profetizo que a maravilhosa experiência que vivi em minhas gestações, partos e criação dos meus filhos possa ser vivida também por outras mulheres que assim como eu creem no poder e provisão de Deus. E essa história é de um casal que acreditou, de uma jovem guerreira que tem provado da fidelidade do Senhor, e mostrado que o Reino de Deus pode estar em nossos lares assim como no céu.

Rosangela, Pacheco e Abigail, para vocês com carinho:

Era uma vez um lindo casal, já casados ha um bom tempo e sem filhos.

Eles queriam muito iniciar a família, mas os medos e as incertezas eram muitos... Afinal hoje em dia não está fácil para ninguém, são contas para pagar e compromissos financeiros. Mas eles receberam uma palavra de que Deus sustentaria aquela família com toda a provisão necessária!

Quando entendemos que somos representantes de Deus para amar e cuidar dos filhos que Ele quer nos dar, temos fé então, para crer que o Senhor é o provedor de cada vida e de cada família que obedece a esse princípio. Eles creram em seus profetas, e tudo começou a acontecer!

Aquela jovem esposa se dispôs diante de Deus a ser mãe, e o cuidado que dedicaria aos seus filhos seria consagrado a Deus como um ministério em tempo integral. 

É uma questão de fé deixar que Deus sustente seu ministério materno, Ele não dá uma visão, ou uma missão sem dar a provisão. Deus está procurando mulheres que querem assumir esse Ministério! Ela correspondeu com o chamado de Deus, deixou tudo pra trás e assumiu seu ministério materno!

“Nunca vencemos a Deus no dar”, e pouco tempo depois de dado o primeiro passo de fé, veio à resposta de Deus em um teste de laboratório que trazia a notícia: Positivo!

A gestação foi abençoada, e com a barriguinha que ia crescendo ia chegando também a provisão de Deus, trazendo de tantas maneiras tudo o que seria necessário para a chegada daquele bebê. 

Finalmente os nove meses se completaram e às 6h da manhã do dia 04 de junho de 2013, atendi ao telefone, era a Rosangela (Nena) avisando que as contrações haviam começado às 3h da madrugada ainda irregulares, mas não haviam parado até aquele horário. Peguei minha “bolsa de doula” que tinha tudo o que pudesse ajudar a relaxar e aliviar as dores dela desde chocolate, massageador, cd´s, aromatizador de ambiente... e por aí vai... e saí correndo para a casa da gravidinha. Com o coração feliz eu sabia: ”hoje é dia de festa!!” 

Cheguei lá e comecei a cronometrar as contrações, os paizinhos de primeira viagem estavam bem, e muito felizes, logo começamos a dar risada entre uma contração e outra, a felicidade estava no ar!




Só para informar, esse sorriso todo foi durante uma contração, hehe! 


Entre uma contração e outra, ela aproveitou para se embelezar e estar bem linda para a chegada da Abigail


Nada melhor do que estar no conforto do lar, desfrutando de paz e tranquilidade durante o trabalho de parto.


...O tempo ia passando e ela estava radiante, pois sabia que a cada contração se aproximava a hora de ver o rostinho de seu bebê!!


O corpo é quem comanda o trabalho de parto. Tem hora que o corpo pede pra relaxar, na cama ou no chuveiro... e tem hora que o corpo pede pra caminhar (ajuda na dilatação e no alívio das dores) e com ela foi assim, correspondendo com todas as fases do TP (trabalho de parto).


Aproveitando as horas de trabalho de parto (que podem ser muitas ou nem tanto...), para conferir o quartinho da bebê e dar os últimos retoques. ;)


Papai se despedindo antes de ir trabalhar. Sim, ele foi trabalhar tranquilo e na torcida, pois com contrações ainda irregulares sabemos que o trabalho de parto ainda vai demorar, não há motivo para alardes...Depois que as contrações ficam regulares (Ex.:de 3 em 3 minutos ) aí sim podemos oficializar o trabalho de parto, e decidir qual é o melhor momento de procurar o hospital! E lembrando que um trabalho de parto ativo pode durar de 8 à 12 horas ou mais, por isso quanto mais tempo puder ficar em casa melhor... 


É importante relaxar, aproveitar as ultimas horas de barrigão.

Até 13h47, eu já havia anotado 70 contrações, de muitas que ainda viriam!


A mulher em trabalho de parto tem o direito de viver esse momento plenamente, externar suas sensações, suas dores, emitir sons, falar, cantar, chorar...enfim deixar seu corpo conduzir todo o processo que é natural e perfeito. Isso não é sofrimento, essa é a sintonia que conduz ao nascimento. Toda mulher merece um parto respeitoso, merece ser auxiliada, compreendida, orientada, bem tratada, massageada, encorajada, acarinhada... E eu seguia zelando por tudo isso e vivendo intensamente cada minuto daquele trabalho de parto...


Já eram 16h30, e estávamos com 3 horas e meia de trabalho de parto ativo ( caracterizado por contrações regulares) , então a Nena seguindo o seu "já" instinto materno, achou que poderia ser um bom momento para irmos para o hospital. Conversamos a questão de ela permanecer calma e continuar correspondendo com o corpo mesmo estando em ambiente hospitalar. Precisávamos garantir que o belo trabalho que havia sido feito em casa até então teria sequencia e que nada atrapalharia o nosso foco.


Chegamos no hospital...e o tempo de espera antes de ser atendida significa oportunidade de caminhar mais um pouco. Quanto mais caminha, mais dilata!


Papai Pacheco sempre sereno e carinhoso curtindo todas as fases do Trabalho de Parto.


Pronta para ser examinada.


Esse é o cardiotoco, exame que faz a avaliação do bem estar fetal. 


E finalmente, a notícia mais esperada do TP: 10cm de dilatação!!! Com apenas 6 horas de trabalho de parto ativo, um enorme sorriso no rosto e dilatação total! Excelente trabalho Nena!!


Agora só resta aguardar enquanto o bebê desce no canal do parto.A bola ajuda a acelerar a rotação e a descida do bebê em períodos expulsivos longos que foi o caso dela. 


A chegada do Bebê se resume em esperar e esperar...o apoio do pai é fundamental neste momento tão íntimo do casal.


As intervenções médicas são indicadas apenas em caso de real necessidade, estourar a bolsa por exemplo é uma intervenção que em alguns casos específicos pode ser bem vinda. Como no caso da Nena, já a algumas horas com dilatação completa, só restava estourar a bolsa para que a neném descesse.

E então...


Ás 23h15, olha quem veio para o colo da mamãe...Abigail nasceu linda, rosadinha, com o mínimo de intervenção médica, de Parto Normal e chorando forte para avisar ao mundo que chegou! 




Agora sim a família está completa! Abigail que significa "RAZÃO DE ALEGRIA", veio trazendo muita felicidade para o papai e a mamãe!

É com muita emoção que finalizo esse relato de parto, grata por testemunhar das bençãos que o Senhor realizou através da fé desse casal. Realmente a presença de Deus era muito forte naquele dia, e como a palavra que trago em meu coração, eu sei: "a alegria do Senhor é a nossa força"!!
Nena e Pacheco vocês foram lindos em todo o tempo!
Felicidades à essa família abençoada!!


Eu sou Magridt Gollnick da Luz e esse é o Blog Mães no Reino. 
A reprodução deste conteúdo é permitida, desde que sejam mencionados os devidos créditos a autoria e fonte.

2 comentários:

  1. Lindo! pelas suas palavras da para ver qe vc é uma doula nata.parabens,tenho tido o desafio de mostrar para as mulheres o beneficio do parto normal. E sinda vieram me falar que nao vai fazer diferença a via de nascimento, que o mais importante é criar nossos filhos no caminho do Senhor. Certo que é, porem devemos lembrar que a cesarea sem necessitade acredito que é ignorar a capacidade que Deus nos deu para parir, é deixar de crer que podemos pois o Senhor nos fez assim para ter filhos.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin