sábado, 28 de março de 2009

*A Chegada de um irmãozinho



Sempre tive curiosidade de saber como seria minhas reações se tivesse outro filho e não ser mais “marinheira de primeira viagem”. Uma das maiores dúvidas era se eu amaria o próximo filho como amo o primeiro, se o amor que tenho seria dividido, um pouco para cada um ou se o amor aumentaria, como se o “coração crescesse”.


Em um curto período de tempo, tive a oportunidade de descobrir meu sentimento e minha reação diante de outro bebê, engravidei do segundo filho, quando Josué tinha apenas seis meses.


Com isso, eu e meu marido tomamos algumas decisões em relação ao Josué, porque não queriamos gerar ciúmes entre os irmãos e sim ensiná-lo a amar e ser amigo de seu irmão.

Na bíblia podemos relatar várias histórias entre irmãos, brigas, como de Jacó e Esaú (Gn. Cap. 25-36 e 50), ciúmes, traição dos irmãos de José (Gn. Cap. 37), a morte de Abel pelo seu irmão Caim (Gn 4:8).


Essas e outras histórias podem servir como um alerta para ensinarmos nossos filhos a amar o próximo como a si mesmo, que começa na relação familiar, ou seja, dentro de casa, entre marido, mulher, pais, filhos e irmãos. Deus nos ensina a viver bem, amando, suportando, nos submetendo, não julgando, nem falando mal e entre outras atitudes boas que devemos ter para com nossos irmãos.


Nós pais, precisamos ensinar os nossos filhos o amor de Deus e plantar em seus corações puros e limpos os princípios do Senhor, afim de colher bons frutos futuramente.


O relacionamento entre os irmãos começa ainda no ventre materno, precisamos explicar para a criança que um irmãozinho está por vir. É algo simples, porém, exige dedicação dos pais em dialogar com a criança afim de gerar entre eles um elo de amor e carinho.


Vamos fazer uma parábola entre a relação dos irmãos e uma semente.


A semente tem que ser plantada e no seu tempo dará seu fruto, essa semente precisa do seu devido cuidado para que não morra, mas, cresça e frutifique. Essa plantinha é muito especial, delicada e precisa de muita atenção.

Necessita de terra boa e que seja bem arada.


Com nossos filhos, o ato de arar a terra é através do diálogo, explicando para a criança sobre a chegada de seu irmazinho(a). É necessário desenvolver na criança a importancia de ter um irmão, pois será seu amigo, brincará com ele e dividirá os seus brinquedos. Será muito legal!


O próximo passo é cuidar dessa sementinha que foi plantada, aguando todos os dias, ou seja, sempre lembrar a criança, da chegada do irmãozinho que está na barriga da mamãe e que esse bebê ouve e sente tudo o que acontece do aldo de fora. Após esse momento, é importante que a família passe um tempo com a criança acariciando e brincando com o bebê que está na barriga da mamãe.


Esta planta vai começar a crescer e aparecer, assim como a barriga da mamãe, privando-a de fazer alguns movimentos que fazia anteriormente.


Nessa fase é importante prestar muita atenção, pois, as brincadeiras de pular, dançar, sentar no chão, que a mamãe fazia antes e agora deixou de fazer, pode gerar na criança um sentimento negativo, um sentimento de competição e rivalidade com o irmãozinho que está para chegar. Devido a essas mudanças no corpo da mãe, é preciso adaptar essas brincadeiras para outras que mãe tenha condições de realizar, satisfazendo assim a vontade da criança.


Todos esses pontos acima devem ser diálogado com a criança, mesmo que “aparentemente” não entenda direito.

Nunca deixe de conversar e explicar tudo o que se passa, pois assim, a criança vai começar a entender o princípio de dividir suas coisas e que tudo tem o seu devido tempo.


Os meses vão se passando e logo a planta dará seu fruto, portanto os dias que precedem o nascimento do bebê, precisam ser expostos para a criança que aguarda a chegada do irmãozinho, é importante demonstrar felicidade para a criança com a chegada do irmãozinho.


A criança precisa ser avisada que a mamãe vai sair, mas voltará depois de alguns dias com seu irmãozinho e que o papai cuidará dele e da casa. Neste momento a mãe precisa passar confiança e segurança para a criança, mesmo com sua ausência.


Ao voltar para a casa, com o bebêzinho, é preciso ficar atenta, pois o recém-nascido exige muito tempo da mãe, fazendo com que toda a atenção se torne para ele.

Sempre inclua a criança pedindo para ajudar a mamãe cuidar de seu irmãozinho, como por exemplo, jogar a fralda do recém-nascido no lixo, dar banho, entre outras atividades. Sendo assim a criança não se sente excluída, mas, importante para a mãe e o irmão.


O encontro dos irmãos é inesquecível para os pais. Apartir desse momento o trabalho que começamos com as crianças, terá que ter uma continuidade para que esse fruto que plantamos (o amor) gere mais frutos, entre os irmãos.


Em I Corintios 13. 1 á 13 podemos ver aquilo que supera tudo! O amor!


A base do relacionamento entre os irmãos precisa ser o amor!


O carinho e a dedicação dos pais devem ser dada na mesma medida aos filhos para que não venha nascer em seus corações raízes de ciúmes, competição e inveja entre eles.

2 comentários:

  1. AMada, irmã, descobri seu blog e achei uma benção .Minha esposa está gra´vida da segunda criança e já temos Daniel, nosso filho amado de 3 anos e meio . Vou contar um breve testemunho meu .Eu tive u problema de infertilidade em 2008. Durante um ano e meio , tentei engravidar minha parceira sem Êxito;Foram tempos de tentativas e frustações .Era a mulher segundo eu achava , a mulher da minha vida. Jovem e bonita;Ela era minha ex- noiva no passado de 1997. Mas nós não andavamos segundo a vontade de Deus.EStavamos no pecado.SAbe por que? Por que ela havia largado um casamento frustrado e veio embora morar comigo. LArgou o marido e ficamos vivendo uma relaçao de fornicação que desagradava o Deus Todo Poderoso;
    No inicio foi otimo Mas as perseguiçoes e o preconceito de nossas familias nos incomodavam.Uma mulher que abandona o marido para viver uma relação com o ex-noivo.Foi triste.Apos 1 ano e meio, apos exames constatamos apos exames de espermograma,que eu estava ESTERI L.Nem com fertilização “in vitro” seria possivel engravida-la. A relação desabou! Ela foi em bora e me deixou só, certa tarde de 2008. Restou-me me apegar a Deus. Com um disgnostico de que nunca poderia engravidar uma pessoas, caia em desespero.MAS havia algo dentro de mim, que me dizia que deveria procurar ajuda não da medicina, por que esta me frustrou a resolução.A saida:JESUS DE NAZARÉ.
    Numa tarde dentro do banheiro da casa na qual eu fiz para morar com a pessoa que havia me abandonado, chorei como nunca , pedi perdão a Deus para que jogasse meu pecado no mar do esquecimento, clamei misericordia a Deus para que a familia que destruí me perdoasse.E confessei o nome de Jesus naquele momento.Não havia mais ninguem.So o Senhor que me ouvia . Poucos dias depois, numa madrugada, o Espirito de Deus me visitou em uma visão de uma luz brilhante, sobrenatural,uma luz não deste planeta, mas do REino Espiritual.Acordei-me com esta luz sobre minha cabeça e apos isso, uma voz suave me dizia” filho, hoje eu saro tua enfermidade”. mediatamente a luz começou a queimar meu corpo da cabeça até meu orgão genital e senti a presença real de Jesus invadindo meu quarto.

    Acordei e ´so me recordo que glorificava o nome do Senhor sem parar!
    CErca de 2 meses depois fiz um exame e constatou que a taxa de espermatozoide subiu de cerca de 4000.0000 para mais de 20 .000 .000 .Aleluia. Detalhe : o companheiro desta pessoa que me abandonou, ERA ESTERIL como eu e que mais tarde viria a descobrir que a mãe dele, fez uma trabalho de magia contra minha pessoa para que eu tivesse essa doença !!SEgundo ponto :O médco geneticista que nos assistiu, era o mesmo que assistiu minha ex- companheira e seu marido a epoca em que viviiam. Para minha desgraça pessoal , os numeros apontavam quadro pior que o do ex-marido dela!
    Amados, o que eu posso falar-lhes:há curas reais e ha curas satanicas .A primeira Deus assegura libertação total .A segunda, ai daqueles que buscam de maneira errada.
    Hoje tenho uma esposa de Deus que conheci em 2010 .EM 2011 ,nasceu Daniel, meu primeiro filho;Enquanto escrevo este testemunho, minha esposa está gravida do segundo filho
    TOda honra, Glorias louvor e adoração ao Senhor Jesus..

    Deus vos abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Amada irmã, JEsus te abençoe..

    Eu e minha esposa esperamos o segundo filho(a) . Já recebemos de Deus, DAniel , um menino de 3 anos e meio .Antes porém , para que o Nome do Senhor Jesus seja exaltado, quero compartilhar um testemunho meu .Para mães que ainda não conseguiram engravidar,espero com isso contribuir para que a fé destes não esmoreça e confie no Deus de Jacó e Deus de Israel . Eu tive u problema de infertilidade em 2008. Durante um ano e meio , tentei engravidar minha parceira sem Êxito;Foram tempos de tentativas e frustações .Era a mulher segundo eu achava , a mulher da minha vida. Jovem e bonita;Ela era minha ex- noiva no passado de 1997. Mas nós não andavamos segundo a vontade de Deus.EStavamos no pecado.SAbe por que? Por que ela havia largado um casamento frustrado e veio embora morar comigo. LArgou o marido e ficamos vivendo uma relaçao de fornicação que desagradava o Deus Todo Poderoso;
    No inicio foi otimo Mas as perseguiçoes e o preconceito de nossas familias nos incomodavam.Uma mulher que abandona o marido para viver uma relação com o ex-noivo.Foi triste.Apos 1 ano e meio, apos exames constatamos apos exames de espermograma,que eu estava ESTERI L.Nem com fertilização “in vitro” seria possivel engravida-la. A relação desabou! Ela foi em bora e me deixou só, certa tarde de 2008. Restou-me me apegar a Deus. Com um disgnostico de que nunca poderia engravidar uma pessoas, caia em desespero.MAS havia algo dentro de mim, que me dizia que deveria procurar ajuda não da medicina, por que esta me frustrou a resolução.A saida:JESUS DE NAZARÉ.
    Numa tarde dentro do banheiro da casa na qual eu fiz para morar com a pessoa que havia me abandonado, chorei como nunca , pedi perdão a Deus para que jogasse meu pecado no mar do esquecimento, clamei misericordia a Deus para que a familia que destruí me perdoasse.E confessei o nome de Jesus naquele momento.Não havia mais ninguem.So o Senhor que me ouvia . Poucos dias depois, numa madrugada, o Espirito de Deus me visitou em uma visão de uma luz brilhante, sobrenatural,uma luz não deste planeta, mas do REino Espiritual.Acordei-me com esta luz sobre minha cabeça e apos isso, uma voz suave me dizia” filho, hoje eu saro tua enfermidade”. mediatamente a luz começou a queimar meu corpo da cabeça até meu orgão genital e senti a presença real de Jesus invadindo meu quarto.

    Acordei e ´so me recordo que glorificava o nome do Senhor sem parar!
    CErca de 2 meses depois fiz um exame e constatou que a taxa de espermatozoide subiu de cerca de 4000.0000 para mais de 20 .000 .000 .Aleluia. Detalhe : o companheiro desta pessoa que me abandonou, ERA ESTERIL como eu e que mais tarde viria a descobrir que a mãe dele, fez uma trabalho de magia contra minha pessoa para que eu tivesse essa doença !!SEgundo ponto :O médco geneticista que nos assistiu, era o mesmo que assistiu minha ex- companheira e seu marido a epoca em que viviiam. Para minha desgraça pessoal , os numeros apontavam quadro pior que o do ex-marido dela!
    Amados, o que eu posso falar-lhes:há curas reais e ha curas satanicas .A primeira Deus assegura libertação total .A segunda, ai daqueles que buscam de maneira errada.
    Hoje tenho uma esposa de Deus que conheci em 2010 .EM 2011 ,nasceu Daniel, meu primeiro filho;Enquanto escrevo este testemunho, minha esposa está gravida do segundo filho
    TOda honra, Os exames de espermograma estão comigo para quem quizer comprovar e posso envia=los via e- mail .

    Glorias louvor e adoração ao Senhor Jesus..

    Deus vos abençoe!!!

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin