quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A juventude e o desrespeito aos mais velhos



Honra teu pai e tua mãe (Êxodo 20.12) - Aplicando este mandamento às autoridades em geral, a honra ali descrita não é somente devida aos pais biológicos, mas também aos maiores em idade e posto, especialmente todos aqueles que, pela ordenação de Deus, estão colocados sobre nós em autoridade, quer na Família, quer na Igreja, quer no Estado pois o princípio é o mesmo: Honrar os nossos superiores. Contudo, muitos tratam com desrespeito os seus pais, seus líderes, os seus chefes e as pessoas mais velhas em geral.

Confesso que fico assustada com a forma autoritária e desrespeitosa com que alguns jovens se dirigem aos seus superiores publicamente e nas Redes Sociais de forma direta ou indiretamente. Obviamente que tanto pais e mães, quanto qualquer pessoa que tenha idade para ser seu pai ou sua mãe, líderes e políticos podem cometer erros graves. Contudo, a Bíblia têm várias e sérias orientações e mandamentos sobre honrar estas pessoas, por exemplo, o próprio 5º Mandamento. Esta honra é incondicional, independe do bom exercício do poder da autoridade, quer sejam os pais, os políticos, ou outros (I Pedro 2.13s).

Honrar os pais, os mais velhos e os superiores, não significa que não possamos legitimamente nos indignar contra erros. Mas, da mesma forma que podemos nos indignar com nossos queridos, sejam pais e avós, sabemos que há uma diferença entre discordar e manchar a imagem deles. Uma coisa é conversar intimamente e outra bem diferente é ter um comportamento rebelde e escandaloso, que vem a ser uma vergonha e desonra para eles e para o seu governo.

Infelizmente, esse é um traço que tem marcado a juventude de hoje, a arrogância os faz sentirem-se os mais sábios deste mundo. Se inundam de tanta soberba que esquecem os preceitos básicos da fé cristã. 

Como mãe, fico desapontada quando vejo jovens que teriam idade pra ser exemplo para os meus filhos ainda pequenos, desrespeitando os mais velhos, e as autoridades colocadas por Deus. Que a nossa juventude reencontre o caminho da Escritura. Um caminho de humildade, respeito e cordialidade e onde aprendemos que devemos valorizar e respeitar as cãs dos mais velhos (Provérbios 20:29).


Ref. (CMW P. 124), "Do Respeito para com os Pais, Chefes, Superiores e Governantes" de Charles Grimm.

2 comentários:

Blog Widget by LinkWithin