sábado, 11 de julho de 2009

A Tarefa vale o Sacrifício



Nesses dias estava orando e pedindo para o Senhor renovar minhas forças como mãe, pois, o papel de ser mãe segundo a vontade de Deus, exige muita dedicação. Quando decidimos ensinar nossos filhos a andar no temor do Senhor ainda pequenos, parece ser uma tarefa difícil que não nos dará retorno, pois são crianças imaturas e as vezes não vemos resultado imediato.
Precisamos ministrar nossos filhos, como mães capacitadas por Deus, assim veremos futuramente que essa tarefa vale o sacrifício.


Mãe é a aquela que dá a luz ou cria filhos.

São encontrada referências a maternidade em toda a bíblia:

Concepção: (Gn 4:1)"E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem."

Gravidez: (Lc 1:24)"E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo:"

Parto: (Is 66:7-9)"Antes que estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem as dores, deu à luz um menino.Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.Abriria eu a madre, e não geraria? diz o SENHOR; geraria eu, e fecharia a madre? diz o teu Deus."






Amamentação: (I Sm 1:23)"E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou."


As mães devem ser respeitadas e obedecidas (Êx 20:12). Mais do que uma tarefa ou responsabilidade, ser mãe é ministrar. Não há dúvida de que isso exige empenho. Que significa sacrifício. Os filhos não saem de uma linha de montagem nem são subpotrodutos de um processo biológico impessoal; eles devem ser criados com amor pelas mães (II Tm 1:3-35). As mães dividem seu tempo entre os filhos, mas multiplicam seu amor por todos eles. A isso ainda é somado o cuidado da casa, muitas vezes a custa da subtração das outras atividades.

Quando o profeta Isaías buscou uma ilustração para o constante amor de Deus por seu povo, o melhor exemplo que encontrou foi a mãs de um bebê (Is 49:15). As Mães tem um amor tão resistente, que nem mesmo as situações a mais difíceis, nem o filho mais rebelde consegue toldar. Como a mãe abre mão da sua própria vida por amor de um filho, ela não esquece da profundidade, da largura e da altura do amor de Deus por ela; de maneira singular expêrimenta a verdadeira alegria da maternidade. Esta é uma verdade que transformará qualquer sofrimento ou sacrifício em grande recompensa e alegria (I Jo 3:16).

Há mães amorosas na bíblia: Agar, vagueando no deserto, chorou pelo filho, e Deus respondeu ao lamento do coração dela mostrando um poço de água para matar sua sede e de Ismael (Gn 21:16-19). Joquebede, desafiou a Faraó para salvar a vida de um filho (Êx 2:1,8). A mãe que recorreu a Salomão estava disposta a deixar que outra mulher ficasse com seu filho, a vê-lo morto (I Reis 3:26). A mulher sulamita amava tanto seu filho que enfrentou uma viagem difícil para encontrar o profeta e pedir-lhe para voltar e dar vida a ele (II Reis 4:22-35). Ana era muito devota ao filho, ainda sim, dispôs-se a oferecê-lo ao Senhor (I Sm 1:27-28). Por outro lado a mães perversas como Atalia, a mãe idólatra do rei Acazias, que orientou seu filho a andar no caminho do mal (II Reis 8:26-27).

Deus tem planos para as mães (Êx 2:1-10) esse grande chamado é uma tarefa desgastante (Dt 6:6-7): logo pela manhã, talvez você leia a palavra de Deus para seu filho, as refeições você tende a atender as suas necessidades físicas, na rua pode em ensinar-lhe a beleza da criação, na hora de dormir pode orar com ele e dar-lhe segurança.

A recompensa é dígna do esforço.

"Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva."
(Pv 31:28)


As Mães piedosas são o maior tesouro de uma nação, as mulheres auxiliadoras do Senhor e as mais abençoadas entre as mulheres.

Fonte: A Bíblia da Mulher – Revista e Atualizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin